Alarme

    Hoje em dia conhecemos sistemas de alarmes como sensores de movimento, de presença térmicos entre outrosa, mas já paramos para analizar como se deu a evolução desse sistema?
    Em um passado muito distante, os povos entravam em conflito por terras, água, campos de caça entre diversos motivos, eram colocados os guerreiros para proteger esses locais e pessoas, com o passar dos tempos houveram as adaptações para que esses guerreiros pudessem ficar mais descançados, foi quando começaram a ser usados os animais, cães que já eram domesticados começaram a ser usados, quando aparecia alguém diferente daquele meio os animais latiam e acordavam ou chamavam a atençãos dos guerreiros que faziam a segurança do local, houveram locais que também usavam gansos para fazer esse tipo de serviço der alarme.
    Uma maneira que o povo antigo usou como sistema de alarme foram cabos ou fios ligados a sinos e panelas, exemplo de sinetes ligados a cercas, caso alguém tentasse passar balançaria esses cabos e os sinos fariam barulho.
    Devemos ter em mente que esses sistemas citados anteriormente tinham seus pontos falhos, diminuindo assim sua eficácia.
    Com o passar dos tempos chegou a evolução e foram criados os primeiros sistemas de alarmes considerados modernos onde eram usados equipamentos eletrônicos da época, acredita-se que isso tenha ocorrido nos meados de 1905, mas o grande avanço desses sistema foi a criação dos sensores de movimentos, eliminando assim a necessidade de uma ligação real(cabo)que viria a acionar o dispositivos sonoro. Os primeiros sensores de movimento foram criados com a tecnologia ultra-sônica, por volta de 1980 mudou-se a tecnologia usada para o infravermelho, diminuindo assim a incidência de disparos eram reais mas não relativos a invasões, como conhecemos hoje em dia por "falso-positivo".
    Com a evolução da eletrônica, os sistemas começaram a ficar cada vez melhor e a baratear seu preço, hoje sendo acessivel há um grande número de pessoas, não sendo exclusividade de grandes empresas mas extendendo-se també a casas. Incluindo nessas melhoria tecnológica temos a diminuição dos falso-positivo caindo quasse a zero, dentro dessas evoluções contamos hoje de sensores especificos para cada tipo de ação, entre ele podemos citar o sensor de massa, que se passar um animal de pequeno porte, o detecta, mas esta fora da sua área de atuação e não havendo disparo.

Imagens de equipamentos de alarmes:

 

                             

Sensor De Movimento              Sensor IVP Pesado           Sensor Infravermelhor

 

    

Sensor Infravermelho PET

 

       Central de Alarme


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!